segunda-feira, 26 de maio de 2014

Amnesia The Dark Descent & Amnesia A Machine for Pigs

A empresa indie Frictional Games que havia lançado jogos de survival horrors como a trilogia Penumbra... Lançou seu game que foi a chave de sucesso para a empresa, e talvez a luz que restava para o survival horror que estava escasso.

Estamos falando do game que muitos conhecem por youtubers, sim estamos falando de Amnesia The Dark Descent.
Em 2010 A frictional games liberou na steam e em seu site para compra seu novo jogo de terror que talvez revolucionou o gênero e abriu portas para desenvolvedores indies e até mesmo ajudou a fazer canais no youtube subirem ao topo, um dos exemplos é Pewdiepie, o canal com mais inscritos em todo o Youtube com mais de 27.000.000 de inscritos, Amnesia: The Dark Descent foi lançado com pouco destaque (pouquíssimo mesmo) e os caras da frictional estavam desesperados e ao mesmo tempo desapontados, pois o jogo mesmo com sua boa critica não vendeu muito, mas então os youtubers mudaram isso, quando eu falei que o jogo havia ajudado youtubers os mesmos ajudaram o jogo, postando seus sustos na internet o game começou a se tornar viral. Mas o jogo é bom mesmo ou só teve sorte?



AMNESIA: THE DARK DESCENT... MEDO O MAIOR DOS PROBLEMAS:
Não, o jogo é realmente excelente! Arrancando gritos do jogador e o medo...
Você é Daniel e acorda de um, que se diga, desmaio, você não se lembra de nada (o que diz o nome do jogo você sofreu de amnésia) As únicas informações que o personagem se lembra é seu nome, e que ele deve matar Alexander of Brenneburg o antagonista do game.
 A história se formos comparar com seu sucessor A machine for pigs, é bem fraca, mas não é isso que o jogo quer o foco e sim em seus gritos.
No jogo nós podemos, andar, correr, agachar, espreitar, usar um lampião.
E diferente de outros jogos, ele tem duas formas de saúde, a saúde física e mental.
Como assim, mental?
Daniel sofre de fobia da escuridão (uma doença que faz com que seu portador sofra de delírios mentais quando esta exposto a escuridão) e por tanto isso acaba fazendo com que sua sanidade medida em estados diferentes crie situações ruins para o jogador e o personagem, quando estamos na escuridão sem presença de nenhuma luz a visão começa a ficar turva cada vez só piorando, assim criando alucinações como monstros que surgem do nada ou até mesmo desmaios que durante uma perseguição podem ser mortais.
Mas não é só isso quando encaramos os monstros por muito tempo a sanidade também fica comprometida e acaba chamando a atenção do monstro para você!
Nós também temos o medidor de saúde física que se decai quando somos atacados por monstros ou caímos de lugares muito altos.
E como todo o survival horror, nós dependemos da exploração do cenário, (e quando eu digo exploração, é muita mesmo) Amnesia usa da engine HPL, criada pela própria frictional e usada nos penumbras, ela usa uma interação maior do jogador com o cenário, por exemplo ao abrirmos uma porta não é simplesmente clicar nela, e sim arrastar, como se você estivesse fazendo o mesmo movimento na vida real com a porta, empurrando ou puxando, o mesmo funciona com gavetas, armários, etc. oque faz o jogador se aprofundar mais ainda no game, tornando o mais realista (e sem precisar de um kinect da vida).
No jogo nós temos alguns itens cruciais para nossa sobrevivência, o uso do inventário o qual ficam seus itens chaves e itens de sobrevivência além dos documentos encontrados durante o game. E não pense que temos armas como item crucial. Nós dependemos do lampião, que funciona como lanterna, usado para (obviamente) iluminar caminhos, evitar a escuridão e manter a sanidade intacta, mas ela não é infinita, é como se ela fosse a arma do game, a arma contra a escuridão, e sua munição são garrafas de óleo que achamos nos cenários, que usamos para manter a chama viva, outro item que quase não é usado mas é um bom item de emergência são os tinderboxes, eles são usados para acender velas e iluminar caminhos sem o uso do lampião, nós também achamos durante o game o laudanum (que serve como o kit de primeiros socorros) usados para curar danos físicos do personagem. 'i só'
Além desses itens nós também podemos usar o cenário como defesa, como montar uma pilha de caixas e se esconder de um monstro, ou entrar no armário e esperar o monstro ir embora, além de caixas que usamos na famosa "parte da água" (falo disso mais tarde)
agora vamos a lista dos monstrengos assustadores que iram nos perseguir por todo o game:

Grunt Servants:
Os mais famosos, fabulosos e terríveis monstros já vistos em um game, eles são (ou eram) empregados de Alexander na mansão mas foram usados em experiencias como cobaias, e o resultado era uma grande deformidade no corpo tornando-os monstros, eles caminham pela mansão a mando de Alexander para lhe impedir e consequentemente matar, eles podem te derrotar com dois ou três golpes, são um pouco lerdos, eles não conseguem enxergar no escuro oque acaba sendo a única defesa do jogador, a melhor coisa é evitar eles ao máximo.



Brute:
Também são servants mas diferente dos grunts esse como o nome já diz são mais fortes e rápidos, você encontra eles em um ou dois trechos do game, eles podem te matar com apenas um golpe, e são mais rápidos quando comparados aos grunts.








Kaernk (Water Monster/Monstro da água):
Um dos que mais da medo, o porque é simples, você teme aquilo que não vê. Esses monstros aparecem em todo o trecho do game que envolve água. A "fase da água" que mencionei antes é sobre essa criatura:
Você não tem contato visual com essas criaturas, e elas não tem de você, elas só dependem dos movimentos e sons feito na água. Ou seja. Elas só sentem você e podem te atacar quando estiver na água e você só pode ouvir seus movimentos na água, fique em cima de caixotes e você estará bem, você pode usar outros objetos lançando-os para a água e ganhar algum tempo enquanto eles se distraem, ou, use partes de cadáveres para que eles se alimentem, e consequentemente você ganhara 10 segundos de vantagem.


Teste sua sanidade!!!
Caso você tenha se interessado no game, mas ainda não tem certeza em compra-lo você pode testar a DEMO do game, basta apenas ter a Steam instalada no seu computador, ver se os requisitos para rodar o game estão de acordo, e tente a demo que é fantástica e arrancara uns sustos de você!



AMNESIA: A MACHINE FOR PIGS
OS PORCOS IRÃO CHEGAR!
Depois de 3 anos em desenvolvimento e desta vez desenvolvido pela The Chinese Room (que de chinesa não tem nada), Chegou o sucessor de Amnesia The Dark Descent.
O jogo apresentou muitas mudanças a maioria delas ruins...
O jogo se fomos compara-lo com seu antecessor sua jogabilidade esta mais crua mas a história esta muito melhor (e foi uma das melhores histórias contadas em um game na MINHA opinião).
Nós somos o rico industrialista Oswald Mandus, o jogo se passa em 1899 na noite da virada do século.
Oswald acorda ardendo em febre, e descobre que seus filhos desapareceram, a ao caminharmos pelos corredores da mansão de Oswald, nós recebemos um telefonema, onde um homem que se denomina "O engenheiro" que sabe onde seus filhos estão e que Mandus terá que resgatá-los sozinhos descendo pelas instalações da Industria, e ligar a maquina e salvar seus amados filhos. Mal sabe ele que a maquina é guardada por monstros. A história é fantástica! mais filosófica, e muito bem escrita, oque eu acabei de falar para vocês foi a sinopse, mas a história em si por trás disso é muitoooo maior.
    O jogo não conta mais com a sanidade (já que Mandus não sofre de fobia da escuridão), nós não temos mais um inventário (como eu disse a jogabilidade esta mais crua), nós apenas temos nosso fiel lampião que também não usa nenhum tipo de recarga (ela é infinita), nós não temos mais tinderboxes ou laudanum, nossa saúde regenera sozinha, e como eu disse nossa iluminação é infinita.
Nós não contamos mais em se esconder em armários, nós só temos interação com itens-chaves e portas nada mais e nada menos que isso.
O jogo esta bem mais fácil, mas para a primeira rodada os sustos estão garantidos.
no primeiro Amnesia a campanha tinha uma duração de 4 horas, mas você finaliza o game pela primeira vez em 8 ou 9 horas por conta dos puzzles e as corridas dos monstros, já em A Machine for Pigs o jogo tem uma duração de 4h:30min e você termina ele mais ou menos nesse tempo, os puzzles são muito fáceis fazendo com que você não quebre a cabeça com ele tanto quanto o primeiro game.
Os monstros fazem muitíssima poucas aparições. O jogo ele usa os efeitos sonoros e a ambientação para conquistar o medo do jogador.
A trilha sonora é simplesmente foda, épica, incrível, etc. Abusando do piano e violino, todas as músicas foram compostas por Jessica Curry, e se você não for jogar o game pelo menos olhe a obra de arte que são as músicas do jogo: http://jessicacurry.bandcamp.com/album/amnesia-a-machine-for-pigs
(Vocês não vão se arrepender).
Os monstros são 4 tipos, aparecessem pouquíssimas vezes:

Wretch (Man Pig/ Homens Porcos):
São os mais comuns, foram criados para proteger a máquina, e operar a mesma, são resultados de experimentos tentando criar uma junção entre porcos e humanos (e não pensem que o titulo do jogo veio deles, pois o titulo é muitoo mais que isso)... Eles fazem um barulho de cascos de metal e são bem rápidos, eles causam interferência na eletricidade por isso quando seu lampião começar a falhar você já sabe (corra!), eles te matam com 4 ou 5 golpes.



Engineer (Engenheiro)
Não confunda ele com o cara do telefone que eu mencionei antes! Eles são outras espécies de homens porcos, criados para concertar a maquina, eles ocupam o lugar dos brutes, e podem te derrotar com 1 ou 2 golpes.









Failed Experiment
são monstros gerados a partir do próximo que vai seguir na lista.
Eles ocupam o lugar do Kaernk , sendo invisíveis só que com eletricidade.






Tesla
sendo o "final boss" do game, os failed experiements tiveram origem dele. E ele não só causa interferência na energia e sim causa um Black out, diria que esse é o monstro que mais da medo no jogo inteiro.






Bom o resumo de A machine for pigs?
Bem fraco se comparando com o seu antecessor (Muito) fraquinho. Mas compensa na sua história, ele não deixa de ser um jogo bom, só é seco e fraco, mas é muito bom na primeira vez que você joga!


OBS:
Amnesia The Dark Descent também possuí uma dlc oficial chamada de Justine, foi criada para promover Portal 2 (da valve), a dlc é bem curta com 20/30 minutos de duração, ela mostra um inimigo novo e sua história é macabra e muito boa! ela é gratuita para quem possui o jogo.
Além da Dlc, você pode contar com custom stories que são criados por fãs, como capítulos extras ou novas histórias (mods) adicionando mais vitalidade para o jogo.


Aproveite e dê uma olhada no game em desenvolvimento pela Frictional Games, que esta prometido para o fim de 2015:
S.O.M.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário