segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Resident Evil: Remake HD Definitive - Análise e Dicas




REVIVA O PESADELO...





Ah Resident Evil, meu primeiro jogo de PS1, e uma das minhas séries favoritas. Como eu estava sentindo a falta de você. Mas espera... em 2013 teve o resident evil 6, e em 2014 também teve o revelations! 
Não, estou falando do verdadeiro Resident Evil, aqueles, que você só pode correr para frente ou andar, sem pulos ou cambalhotas loucas, com apenas três alturas diferentes de mira, com a tela em 3ª pessoa travada nos cantos do ambiente, com os puzzles que dá até dor de cabeça e os zumbis, digo, zumbis de verdade (aqueles que andam, e que fazem sons bizarros, que não correm, não usam armas ou falam, e que também, não precisam de um tiro para morrer, mas sim um pente inteiro).
Estou falando desse Resident Evil! o bom e velho resident evil, e não de "Call of Duty: Resident evil Edition"...
Em 1996 nasceu um dos games de survivor horror mais marcantes do mundo dos games. aquele que hoje em dia, o gráfico é todo errado (mas no bom sentido).
e em 2002 seu Remake nasceu para o Nintendo GameCube e 13 anos depois, sua exclusividade foi quebrada e agora todos que possuem um Xbox360, Ps3, Ps4, XOne ou PC podem desfrutar de um dos melhores jogos de terror de todos os tempos.
A Capcom no ano passado revelou sua remasterização de Resident Evil Remake, adicionando ao game: texturas novas, texturas antigas melhoradas (até mesmo os peitões da Jill que também ganharam uma atenção gráfica), sons melhorados, além de um dedicação aos comandos.
Em 19 de janeiro de 2015 ele foi lançado (com direito de até pré-download antes do lançamento).
Para os gamers que nunca tiveram a oportunidade de jogar o remake (por que quase ninguém tinha um GameCube) agora tem como reviver o terror em uma nova forma.
Depois de 19 gigas de download, eu me aventurei na Mansão Spencer, com outros olhos, agora não era mais uma criança como eu era quando joguei RE pela primeira vez. Estou mais astuto e mais rápido para responder os comandos, sem mencionar a capacidade de leitura do inglês, que nesse game é mais do que necessário.
Para aqueles que nunca jogaram o de Gamecube, mas, jogaram (ou terminaram) o original, saibam que existem locais novos, puzzles novos, e até mesmo monstros novos (Lisa aquela vadia).
Mas ainda sim todos, eu repito, TODOS os puzzles do original estão no remake, mesmo que com algumas alterações, eles ainda estão aqui. O famoso puzzle do piano, ou o puzzle do V-jolt para matar a plant 42.

Se em re 4, 5 ou 6 você não tinha puzzles para se preocupar ou tinha munição suficiente para ganhar a segunda guerra sozinho, esqueça tudo o que aprendeu com esses últimos jogos da franquia por que em Resident Evil Remake, a ação é inútil, e o que que mais se valoriza é o cuidado com a saúde do personagem e a economização de munição, até mesmo economizar saves é muito bom.
Aqui vai um tutorial das funções do jogo:
Para salvar o jogo: Você precisa de "ink ribbons" (que são refil de tinta para maquinas de escrever), eles são usados em uma (dãã) maquina de escrever a qual você salva o jogo, porem esses ink ribbons são limitados e se você gastar todos não poderá salvar o jogo, "-mas ow cara, tem os checkpoints", nope, resident evil da velha guarda não conhece esse tal checkpoint, se você morrer, você volta para o menu principal e através do load game, você volta à partir da última maquina que você salvou, por isso apenas salvem quando tiver sido feito um avanço na exploração.
Armas & Munições: Pois é, resident evil 4,5 e 6 você pode achar munição até no teto. Já aqui é bem difícil a coisa. Primeiro, por que temos apenas 6 tipos de armas (com o Chris e Jill). Por isso procure sempre racionar munição para não enfrentar problemas mais tarde no jogo...
Entre as armas nós temos: faca de combate (arma padrão que começamos), a pistola (arma básica), espingarda (arma que mais usamos porém as munições são mais raras), espingarda automática (é igual a espingarda normal porém ela atira mais rápido e possui a capacidade de 10 balas) e a magnum (que você encontra munição apenas três ou quatro vezes no jogo, além de ser a arma mais forte), por isso, guarde TUDO o que você tem, gaste apenas quando for necessário. Sem mencionar que para matar um único zumbi você descarrega umas 8 ou 9 balas de pistola.
Sobre a magnum, deixe ela mais para usar contra o boss final, mas pode usar em algum outro boss por que ajuda bastante.
A arma adicional da Jill é uma Grenade Laucher, a qual usa três munições com efeitos diferentes (ácida, incendiária e explosiva) ainda sim todas contadas a dedo, em compensação, se guardarmos para chefes, estaremos em vantagem, já que a grenade laucher é uma arma muito poderosa.
Chris também tem uma arma exclusiva que é a flamethrower (lançador de chamas), infelizmente nós encontramos ela apenas uma vez no jogo com munição única carregada na arma, e só podemos usar em uma parte determinada, já que para sair desse local, precisamos encaixar a arma na trava para destranca a porta de saída.
Além das armas, temos os itens de defesa pessoal que são usadas quando um inimigo te agarra, dentre eles são 3 tipos: dagger (adaga) que é acessível para ambos os personagens; a Flash Grenade (granada de luz) essa granada não é usada no modo tradicional, na verdade elas são usadas quando está sendo agarrado por um zumbi enfiando a granada na sua boa, e quando atiramos, cabooooom, a cabeça do zumbi explode, além de causar dano em zumbis/inimigos próximos, a granada é um item exclusivo de chris. Já Jill possuí uma stun gun (arma de choque) que podemos recarregar com baterias encontradas durante o jogo.
Carregamento de item: Diferente dos jogos atuais que nós guardamos tudo o que encontramos de alguma forma, em Resident Evil é limitado, com o Chris temos apenas seis espaços no inventário e com Jill temos oito, cada coisa que você leva ocupa um espaço no inventário, e por isso não lote o inventário quando começar a jogar, espere chegar em um baú e lá descarregue itens que você não precisara ficar carregando o tempo todo. Os baús ficam sempre em salas seguras as quais nunca terão algum monstro dentro, os baús de resident evil são "mágicos" de certa forma, já que os itens que você deixa em um baú diferente você pode achar em outro. Exceto no modo Real Survivor, o qual desabilita as conexões entre os baús. E são nas salas seguras onde você poderá sempre salvar o jogo.
Saúde: Diferente dos jogos atuais em resident evil o personagem não tem uma barra de HP, mas sim sinais vitais de batimentos, elas funcionam em estágios: Fine (Bem), Caution (cuidado), Caution 2 (cuidado, maior dano), Danger (Perigo) e Poisoned (envenenado).
Fine- você esta com a saúde máxima;
Caution- você recebeu pouco dano, mas ainda não precisa se preocupar muito;
Caution (2)- essa indicação está laranja e você esta mais ferido, e é bom que seja usado uma erva para curar (o personagem ira andar com a mão na barriga sinalizando o ferimento);
Danger- Você está com a saúde muito baixa, e qualquer dano recebido pode te levar a morte (o personagem anda com a mão na barriga e diminui a velocidade de corrida);
Poisoned- você está envenenado, geralmente, apenas web spinners (aranhas) ou cobras te deixaram nesse estado, quando se está em poisoned seu estado de saúde atual começa a cair, do fine até danger e então a morte, caso não seja tratado.
Existem formas para tratar a saúde do personagem. as famosas Ervas do resident evil.
cada uma tem seu efeito e combinadas podem melhorar a saúde atual do personagem.
Green Herb (erva verde): uma erva pode te tirar do estado caution, mas dificilmente ira curar o estado caution (2) sozinha. (Você pode combinar entre as ervas verdes para redobrar o efeito de cura como Verde+Verde ou Verde+Verde+Verde).
Red Herb (erva vermelha): não pode ser usada sozinha, quando combinada com a erva verde, a saúde do personagem é curada 100% tendo o efeito de 3 ervas verdes juntas.
Blue Herb (erva azul): Usada para curar o estado Poisoned, quando combinada com a verde pode além de curar o envenenamento, aumentar a saúde.
Combinando as três você cura a saúde inteira além de curar o envenenamento.
Outra forma de cura é usando o First Aid Spray (spray de primeiros socorros): Que funciona como uma erva vermelha com verde, ou seja, cura a saúde 100%.
Dificuldades: Na primeira vez você terá 3 dificuldades para escolher elas são em formato de questionário, a opção numero I é normal, a II é fácil, e a III é muito fácil. Mas depois que você termina o jogo na segunda vez eles aparecem como Very Easy, Easy, Normal e Hard. Depois de completar o jogo no Hard, é destravado a dificuldade Real Survivor, que diminui bastante a quantidade de munição e ervas encontradas durante o jogo, além de que não existem as conexões de baús, ou seja, uma vez que você guarda um item em um baú você não irá encontrar eles em outro. Depois de completar essa dificuldade você destrava a dificuldade mais hardcore de todos os tempos: A dificuldade "Invisible Enemy", a qual é igual ao Real Survivor com apenas um porém, todos os inimigos são invisíveis.
Outra forma de dificuldade é a escolha de personagens, podemos escolher entre Chris e Jill. Com a Jill é mais fácil, já que ela tem 2 slots a mais no inventário, sem mencionar a Grenade Laucher que é uma arma que é exclusivamente encontrada por ela, até mesmo a forma de adquirir a espingarda é mais fácil do que com Chris.

Essa imagem resume tudo o que acabei de falar em comparação com os novos títulos da série:



Pois é... Finalmente, desde "resident evil: code veronica x" a capcom acertou o ponto, mesmo apesar desse ser um "remake do remake" ainda sim foi o melhor resident evil dos últimos anos.
Outra coisa são os desafios que os antigos RE's proporcionam, do tipo:
"termine o jogo apenas usando a faca" ou "termine o jogo dentro de 3 horas" (sendo que o recorde do speed run de Resident evil remake é de 1h:33min). É claro que você ainda ganha as recompensas depois do sufoco como armas infinitas, ou uma carta de agradecimento do Mikami (criador do RE) pela dedicação do jogador.
Mas para ser sincero, apenas o fato de você ter terminado esse jogo dentro de 3 horas ou terminando no modo "inimigo invisível" já é motivo para se sentir orgulhoso e com a sensação de "venci o inferno sozinho!" não tem arma infinita que pague essa ótima sensação de orgulho.
Também tem aquela ótima sensação nostálgica quando você se adentra aos corredores da mansão, essa nostalgia bate, e bate forte demais. Então se você quer reviver sua infância/juventude, não perca tempo, esse jogo está bom de mais!
Comparação da edição Remaster HD x Remake Original

Nenhum comentário:

Postar um comentário